Teleplastias | Walmor Corrêa
Walmor Corrêa, artista florianopolitano radicado em Porto Alegre de reconhecida trajetória nacional e internacional (expondo inclusive na Bienal de Artes de São Paulo de 2004, na Europa, África, América Latina e Estados Unidos) realiza só agora sua primeira individual na cidade de origem.
O artista mistura a linguagem científica à criação ficcional através de técnica apurada que envolve desenho, pintura e objetos realistas.
Uma das salas será ocupada pela instalação Memento Mori. "Ela é montada no formato de um gabinete de curiosidades – sala onde os intelectuais, especialmente dos séculos XVI, XVII e XVIII reuniam seus achados culturais e científicos, uma multiplicidade de objetos raros e estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animalia, vegetalia e mineralia. Os gabinetes de curiosidades são os antecessores diretos dos museus. O artista apresenta figuras mitológicas em Atlas de ciências, vísceras aparentes, organismos detalhados por meio de desenhos e textos descritivos como se tratassem de seres reais. Esqueletos de pássaros com sutis interferências, em posição de dança, em caixinhas de música. Um relógio cuco que marca as horas em tempo acelerado. O artista constrói figuras impossíveis".
O artista também traz para exposição outras séries de trabalhos. Remonta paisagens ficcionais, recria flora e fauna, refazendo a antiga união entre arte, ciência e mito.
Abertura: 05 de agosto às 19h
Café com Assunto (conversa com artista e educadores): 06 de agosto às 18h30
Visitação: de 06 de agosto a 30 de setembro, de segunda à sexta das 08h às 18h
Local: Fundação Cultural BADESC [R: Visconde de Ouro Preto, 216, Centro]
Contato: (48) 3224-8846 arte.e.publico@gmail.com
Visitação Gratuita
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário