quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ana Maria Pacheco na FCB

Exposição
Gravuras - Ana Maria Pacheco
curadores: Jofre Silva e Silvana Macêdo
08 de julho de 2008 às 19h na Fundação Cultural BADESC
Encontro com curadores às 18h

Lançamento do livro Exercício de Poder: a arte de Ana Maria Pacheco
Organizador: Jofre Silva

Sheba and Salomon I, ponta-seca colorida à mão, 2004

Visitação: 09 de julho a 22 de agosto, de segunda à sexta das 8h às 18h

A Fundação Cultural Badesc traz a Florianópolis a exposição "Gravuras" de Ana Maria Pacheco.
Radicada em Londres desde 1973, Pacheco é ainda pouco conhecida do grande público brasileiro, consagrada, no entanto, no cenário internacional. É a primeira artista não-européia a expor na National Gallery, em Londres. Seu trabalho – composto por desenhos, gravuras, pinturas e esculturas - integra coleções de importantes espaços culturais como a National Gallery, o Museu Britânico e a Tate Gallery, além de outras instituições em Nova York, Ohio, Virginia, Tókio, Alemanha e Noruega. No Brasil suas obras fazem parte do acervo do Itaú Cultural.

A exposição é composta das gravuras:
* Infortúnios de uma Sardinha: quatro entre as oito gravuras em metal da série de 2003, com 15 cm X 12 cm;
* Proezas de Macunaíma: três entre as doze gravuras da série, de 1995;
* Gargantua e Pantagruel: quatro xilogravuras, datadas de 1993;
* Cinco Seres Imaginários: xilogravuras de 1993 com 12cm X 14cm;
* Every Man Wears a Head on His Shoulder, 1981;
* Sabá e Salomão: ponta-seca colorida à mão.

Partindo de narrativas literárias e da cultura popular, quase mitológicas, Ana Maria Pacheco recria visualmente uma esfera lírica e ritualística. Seus personagens, embebidos de suas raízes culturais, habitam provocativamente o mundo ficcional. Provocativamente, por concentrarem-se em abordagens como a natureza da identidade humana, o poder político e sexual, questões de ordem históricas e relativas à força do destino sobre a vida humana, assim como o indivíduo no mundo das paixões, aspirações e magias.
A complexidade da linguagem visual de Ana Maria Pacheco associada a elementos cotidianos e comuns promove uma ponte entre a arte erudita e a popular, delineando um estilo com influências africanas, indígenas, brasileiras e européias.

Durante a abertura da exposição ocorre também o lançamento do livro "Exercício do Poder – a Arte de Ana Maria Pacheco". Editado por um dos curadores da exposição, Jofre Silva, o projeto é uma tradução revista e ampliada do ensaio do poeta e crítico George Szirtes, lançado em 2001, pela Lund Humphries. A publicação é uma parceria entre a Editora UCG e a Pratt Contemporary Art.

O livro mostra a trajetória desta artista nascida em Goiás em 1943. Em seus dez capítulos a publicação resgata as origens de Ana Maria e sua vida no Reino Unido. Um dos trunfos do projeto, destaca Silva, é a farta ilustração, fruto de uma seleção de trabalhos da artista especialmente reunidos para a edição.

Agendamento de Mediação: (48) 3224-8846 ou fundacaocultural@badesc.gov.br

3 Comentários:

Juliana Santos disse...

Hoje a mediação da Fabíola Scaranto foi excepcional na visita da turma do Projeto Jovem Aprendiz da IDES/PROMENOR (Florianópolis/SC).
Ela apresentou a exposição da "Ana Maria Pacheco" e chamou a atenção de todo o grupo com a sua comunicação expressiva e inteligente.

Agradeço também a atenção da Sra Lena e do colega da Fabíola, o simpático "fotógrafo", que registrou este momento.

PARABÉNS pelo importante e belo trabalho desenvolvido por toda a equipe da Fundação Badesc em Florianóplis !

SUCESSO, PARABÉNS E NOVAMENTE OBRIGADA FABÍOLA !

Juliana Santos

Dianaar disse...

Olá...
Sou também entre outras atividades,estudante do curso de Arquitetura da UNISUL,e queria parabenizar a organização do programa da ação educativa pelo seu trabalho, frizando a imporância ao estímulo e compreensão à arte, causando assim um fortalecimento para a cultura catarinense. Saliento ainda o desempenho da pequena/grande Fabíola Scaranto, poderia ser tb "Miss Simpatia" pela sua total atenção e dedicação no que se propôs.Não esquecendo também da Munique Benz.
Obrigada a atenção dispensada!
Diana AR

Dianaar disse...

Háaaa...não poderia deixar de falar da escolha da artista, cito "Ana Maria Pacheco" pela excelente artista que é, completa e complexa, além de sensível.
Foi muito bom conhecê-la.
PARABÊNS!!!
Um forte abraço a todos!
DianaAR

Fundação Cultural Badesc - Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro - 88020-040 - Florianópolis SC
(48) 3224-8846 | arte.e.publico@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO