Íntima Imensidão
fotos: instalação "Ar" no espaço Fernando Beck da Fundação Cultural BADESC
.
.
A brasileira Silvana Macêdo e a finlandesa Henna Asikainen trabalham em parceria há mais de 10 anos. Em seus projetos, elas investigam a complexa relação entre arte, ciência e natureza.
.
Na exposição Íntima Imensidão que faz parte do programa de exposições 2008, da Fundação Cultural BADESC, elas mostrarão pela primeira vez em Santa Catarina o resultado dessa parceria: uma vídeo-instalação onde o elemento “ar” torna-se figura central. Em "Íntima Imensidão" as artistas demonstram um engajamento político em que o desequilíbrio do meio ambiente é a reflexão principal do trabalho.
.
Elas partem de duas grandes florestas, a tropical amazônica, quente, e a boreal da Finlândia, gelada. São duas florestas distantes, aparentemente opostas, mas ligadas pela química do ar. “O desmatamento da Amazônia causa o derretimento das calotas polares” explica Silvana, dando exemplo de como a ações destrutivas do homem no meio ambiente podem repercutir em todo o planeta. Para realizar o trabalho, as artistas passaram um mês em cada floresta, captando imagens em vídeo e fazendo contato com cientistas.
.
Evento: Exposição Íntima Imensidão
Artistas: Henna Asikainen e Silvana Macêdo
Data: de 28 de maio a 04 de julho de 2008
Horário: das 8h às 18h
Local: Fundação Cultural BADESC
.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário