Meia Paisagem e Meia | Sala-de-Aula
1. Caixa para Meia Paisagem
Questões que podem ser trabalhadas:
Ocultamento
Opacidade
Mobilidade
Enquadramento
Tridimensionalidade
Atividades / Experiências:
Recolher paisagens de jornais e/ou revistas e propor sobreposições e ocultamentos (deixará de ser paisagem?)
Propor que realizem desenhos incompletos
A partir da imagem da caixa, tentar completar o outro lado.
Trabalhar com janelas.
Trabalhar com caixas.
Associações artísticas:
A noção de ocultamento também pode ser encontrada muito frequentemente nos trabalhos de René Magritte. Por inúmeras vezes o artista trabalhou em suas pinturas com sobreposições, anulando a visibilidade de determinado objeto ao posicionar algo a sua frente. Assim, esta parte que não conseguimos ver assume condição de invisibilidade.
Velar e ocultar também foram questões largamente exploradas por Marcel Duchamp. O ocultamento com este artista sai do campo bidimensional e expande-se para os objetos. Exemplos: Um Ruído Secreto, ...Pliant, ...de Voyage, Fresh Widow.
2. Série Cartografia do Meio
Questões que podem ser trabalhados:
Distinção entre pintura e fotogafia
Suporte
Apagemento/diluição das cores e formas
Excesso de luminosidade
Montagem
Atividades / Experiências:
Propor que trabalhem com fotografia
Propôs que trabalhem com aguada
Experimentar pintura em diferentes papéis
Propor, a partir de Dois Meios a construção de uma paisagem
Associações artísticas:
Pode-se estabelecer relações com algumas aguadas do artista inglês William Turner, que desenvolveu suas investigações em torno das questões da paisagem e da luz.
Ex: Começo da Cor, 1819, aquarela
Tratando de questões relacionadas a pontos de vista temos o trabalho Paul-Armand Gette, 0m, tendo como pando de fundo a paisagem. Onde eu começo a ver a paisagem?
3. Sem Título (Praia do Meio)
Questões que podem ser trabalhadas:
Apagamento / diluição das cores e formas
Sobreposição
Distanciamento (Impressionismo e Pontilhismo)
Opacidade / Transparência
Atividades / Experiências:
Sobreposição de materiais semitransparentes na lente da câmera fotográfica
Sobreposição de materiais semitransparentes em fotografias de paisagens
Veladura (aguada branca)
Associações Artísticas:
Em Sem Título (Praia do Meio), o esbranquiçado da superfície parece fazer recuar a imagem. Este aspecto permite uma aproximação com Sighs trappede by Liars, instalação realizada pelo coletivo inglês Arte & Language.
Sobre as imagens veladas que desencadeiam a modulação da cor, pode-se apontar também a Série Vermelha, de Rosângela Rennó.
Questões que podem ser trabalhadas:
Ocultamento
Opacidade
Mobilidade
Enquadramento
Tridimensionalidade
Atividades / Experiências:
Recolher paisagens de jornais e/ou revistas e propor sobreposições e ocultamentos (deixará de ser paisagem?)
Propor que realizem desenhos incompletos
A partir da imagem da caixa, tentar completar o outro lado.
Trabalhar com janelas.
Trabalhar com caixas.
Associações artísticas:
A noção de ocultamento também pode ser encontrada muito frequentemente nos trabalhos de René Magritte. Por inúmeras vezes o artista trabalhou em suas pinturas com sobreposições, anulando a visibilidade de determinado objeto ao posicionar algo a sua frente. Assim, esta parte que não conseguimos ver assume condição de invisibilidade.
Velar e ocultar também foram questões largamente exploradas por Marcel Duchamp. O ocultamento com este artista sai do campo bidimensional e expande-se para os objetos. Exemplos: Um Ruído Secreto, ...Pliant, ...de Voyage, Fresh Widow.
2. Série Cartografia do Meio
Questões que podem ser trabalhados:
Distinção entre pintura e fotogafia
Suporte
Apagemento/diluição das cores e formas
Excesso de luminosidade
Montagem
Atividades / Experiências:
Propor que trabalhem com fotografia
Propôs que trabalhem com aguada
Experimentar pintura em diferentes papéis
Propor, a partir de Dois Meios a construção de uma paisagem
Associações artísticas:
Pode-se estabelecer relações com algumas aguadas do artista inglês William Turner, que desenvolveu suas investigações em torno das questões da paisagem e da luz.
Ex: Começo da Cor, 1819, aquarela
Tratando de questões relacionadas a pontos de vista temos o trabalho Paul-Armand Gette, 0m, tendo como pando de fundo a paisagem. Onde eu começo a ver a paisagem?
3. Sem Título (Praia do Meio)
Questões que podem ser trabalhadas:
Apagamento / diluição das cores e formas
Sobreposição
Distanciamento (Impressionismo e Pontilhismo)
Opacidade / Transparência
Atividades / Experiências:
Sobreposição de materiais semitransparentes na lente da câmera fotográfica
Sobreposição de materiais semitransparentes em fotografias de paisagens
Veladura (aguada branca)
Associações Artísticas:
Em Sem Título (Praia do Meio), o esbranquiçado da superfície parece fazer recuar a imagem. Este aspecto permite uma aproximação com Sighs trappede by Liars, instalação realizada pelo coletivo inglês Arte & Language.
Sobre as imagens veladas que desencadeiam a modulação da cor, pode-se apontar também a Série Vermelha, de Rosângela Rennó.
(As sugestões de abordagens e de atividades foram elaboradas pela própria artista, assim como as associações artísticas, que foram retiradas de sua dissertação de mestrado 'Meia Paisagem e meia: algumas considerações sobre o semi-visível")
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário