Meia Paisagem e Meia | Objecto Quase - Atividades Mediativas
Com o intuito de criar uma mediação participativa e reflexiva, elaboraram-se atividades que propiciassem diálogos em torno de algumas questões suscitadas pelas exposições como a semi-visibilidade, a fragmentação de imagens e a construção de paisagens. Para isso, elaboraram-se alguns mecanismos que permitissem a experimentação destes temas por parte dos visitantes:
1. Óculos artesanais que proporcionassem um outro tipo de visibilidade através de “lentes” embaçadas e tramadas.
2. Construção de “meias paisagens” unindo-se lados opostos de um mesmo ponto, tendo como base um plástico transparente inserido na parte externa da casa. A turma era convidada a desenhar sobre o plástico a paisagem vista através dele. Do lado oposto era realizado o mesmo procedimento, resultando em uma paisagem mesclada e fragmentada formando uma outra vista.
Participação de alunos do CEM São Luiz - São José
3. Elaboração de desenhos coletivos através de papéis translúcidos e sobreposição de camadas. Cada integrante do grupo recebia um papel manteiga. Ordenadamente os integrantes desenhavam um elemento de uma paisagem sendo este sobreposto por outro papel com outro elemento desenhado. Ao final era possível visualizar a composição completa e fragmenta-la logo em seguida.
Participação de alunos da Promenor - Florianópolis
4. Elaboração de desenhos através de “meias paisagens” e semi-visibilidade. O grupo era separado em duplas. Cada um dos integrantes permanecia em um dos lados de uma porta de vidro. Cada lado desta porta possuía um fragmento de papel vegetal. A dupla era convidada a construir em conjunto uma paisagem sem comunicação prévia tendo como referência o traço fracamente visível do colega do lado oposto, sendo uma paisagem construída ao mesmo tempo e de forma coletiva.
Participação de alunos da Promenor - Florianópolis
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário