Lume - Sala de Aula
Nesta seção [também em constante construção] serão apontadas possibilidades de continuidade do processo expositivo em sala de aula. Estas possibilidades abordam aspectos formais e conceituais.
.
1. Aspectos Formais
a. Tramas e tessituras:
É possível fazer ligações com imagens do cotidiano e com o fazer artesanal: redes de pesca, rendas, tecelagem. Relacionar o processo artístico com elementos próximos aos alunos. Verificar como as diversas linhas se combinam para construir imagens/objetos.
Que outras tramas verificamos em nosso dia-a-dia? Existem tramas não-materiais? Aproximação com redes virtuais possibilitadas pela Internet.
b. Luminosidade:
.
1. Aspectos Formais
a. Tramas e tessituras:
É possível fazer ligações com imagens do cotidiano e com o fazer artesanal: redes de pesca, rendas, tecelagem. Relacionar o processo artístico com elementos próximos aos alunos. Verificar como as diversas linhas se combinam para construir imagens/objetos.
Que outras tramas verificamos em nosso dia-a-dia? Existem tramas não-materiais? Aproximação com redes virtuais possibilitadas pela Internet.
b. Luminosidade:
Como a luz é evidenciada nos trabalhos expostos? O material influencia nesta percepção? Como a luz ambiente é direcionada? Quais os efeitos desta luz no espaço expositivo? E se eu mudar a intensidade e o direcionamento desta luz?
Pode-se criar diversas situações luminosas e observar a modificação dos objetos refletidos e efeito nele próprio. Materiais opacos, translúcidos, formatos diferentes...
E no espaço externo a luz é um elemento importante? Como ela se aplica sobre o objeto?
Pode-se enfocar a passagem do tempo como uma percepção possível do trabalho.
c. Desenho no campo expandido:
A partir dos desenhos surgidos pela projeção das tramas na parede é possível utilizar o conceito de desenho no campo expandido que resumidamente poderíamos chamar do desenho que ultrapassa o formato convencional de lápis e papel e ganha outras dimensões, no caso, sombras e ambiente. Pode-se desenhar com outras linhas (lãs, linhas de costura por exemplo) e acompanhar com os traços dos alunos, criando-se imagens coletivas. Juntar formas dimensionadas de desenho e formas convecionais criando-se uma associação bastante rica.
d. Imersão:
2. Aspectos Conceituais
a. Memória:
b. Espaço Urbano:
A partir dos desenhos surgidos pela projeção das tramas na parede é possível utilizar o conceito de desenho no campo expandido que resumidamente poderíamos chamar do desenho que ultrapassa o formato convencional de lápis e papel e ganha outras dimensões, no caso, sombras e ambiente. Pode-se desenhar com outras linhas (lãs, linhas de costura por exemplo) e acompanhar com os traços dos alunos, criando-se imagens coletivas. Juntar formas dimensionadas de desenho e formas convecionais criando-se uma associação bastante rica.
d. Imersão:
2. Aspectos Conceituais
a. Memória:
b. Espaço Urbano:
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário