sexta-feira, 20 de março de 2009

Lume - Rede de Memórias

.
A atividade só é possível pela participação de seu Manoel, vigilante da Fundação e nosso "Mestre de Redes" que elaborou a base na qual as fitas se aplicam .
.
Voltando a um trecho de Mares e Campos de Virgílio Várzea [indicado na seção leituras de Lume] do conto "Mestre de Redes" destacamos um personagem bastante apropriado:

"O seu Santos é um velho marinheiro que rolou dezenas de anos no mar, ora em navios de vela, ora mais modernamente, em paquetes, em viagens de longo curso, ou na pequena cabotagem. De uma descendência de pescadores e criado à beira-mar, onde nasceu na curva branca e arenosa da pitoresca enseada de São Francisco, bem tenro ainda começou a lutar contra as ondas, cruzando ao longo das praias em pequenas conoas veleiras. (...) Mas a nota mais viva, frisante, característica, do Mestre de Redes, é o pendor, a obstinação pela crítica, em matéria da grande náutica e em todas as coisas" (VÁRZEA, p. 12 e 15).

VÁRZEA, VIRGÍLIO. "Mestre de Redes" in: Mares e Campos. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura, 1994.

Seja o primeiro a comentar

Fundação Cultural Badesc - Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro - 88020-040 - Florianópolis SC
(48) 3224-8846 | arte.e.publico@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO